28 de jul. de 2004

FIGUEIRA, 1721

Informação paroquial da Figueira da Foz do ano de 1721, escrita pelo súbdito do P. Melchior dos Reys

(…) Está fundada esta igreja em hum grande terreyro q. lhe serve de Adro, ou Semitério, não mto. alto junto à Fos do celebrado Rio Mondego, de cujo citio Se estam vendo não só as cristalinas agoas do dito Rio, q. com suas continuadas navegaçois fica sendo mais plausível o Seo agrado, mas também as crespas ondas do mar oceano, com cujas vistas fica o tal citio não só aprazível à vista dando recreaçam aos olhos mas tambél deleytavel pª a vivenda humana tendo da banda sul para regallo o notauel e popullozo lugar, ou villa ( como el Rey N. S. q. Ds. G. o Snr D. Joam 5º o tem em mtªas cartas q a alfandega delle tem vindo appelidado) da Figueyra, digo, da Fos do Mondego, popullozo em gente natural, e estrangrª de varias nasçõis q nelle fazem negº e por isso tam cellebrado.

He tradiçam tam antiquíssima q não há memória em contrario, e de secullo pª século se foi sempre conservando a tal memoria q a refferida Igrª e o seo principio foi Abbadia e esta do tempo dos Godos, e q entrando em Espanhas o poder dos Sarracenos não escapou a tal Igrª à fúria com que pretenderão destruillas asenhoreandosse dellas por tempo de 800 anos, pois no tal tempo foi a dita Igrª pellos referidos bárbaros arruinada, retirandosse dellas o Abade q entam nella existia pª partes donde pudesse com segurança escapar a vida, temendo o flagello cruel da morte e ahi passando athe q retirados os inhumanos, e carnisseyros lobos famintos de sangue catholico do tal citio tornou a elle o dito Abb. Com suas rendas, ou com as rendas de sua Abbadia reyedificou a refferida Igrª das ruínas em q. ficou posta, restaurandoa.

(…) Nesta Igr. não há relíquia alguma de q se possa dar nota nem sua freguesia tem capella ou ermida algua excepto em Villa Verde, no qual há duas capellas hua de S. Aleixo q os moradores instituíram por sua devoçam mas não se lembram do anno em q foi erecta, outra com o titullo do Snr. Do Monte grão que he atado à colluna, a qual instituhio Julliam Gonçalves e hoje admenistrador della o Rdº Pe Custodio Gonçalves Aranha nAl de Villa Verde.

(…) e não há nesta freguezia CAza de Misericórdia, hospital ou recolhimtº e só hum convento há com o titulo de S. António da Figrª de frades de S. Francisco recolletos e sogeytos à província de Portugal o qual foi fundado por Fr. António de Buarcos no anno de 1527.

(…) o refferido asima é o q achey, pude descobir e me consta, o q affirmo ser verdade e assim juro in verbo sacerdotis (…) e dou o Ldº Melchior dos Reys Cura q prezente sirvo na refferida Igrª de S. Julliam da Figueyra da Fos do Mondego, em os vinte e três dias do mês de MAyo do anno do Nascimtº de N. Snr. Jezus Christo de Mil Sete Centos e vinte e hum.